top of page

Já ouviram aquela expressão: “menos é mais”? Os miniweddings vira tendência no Brasil. Confira!


Subir ao altar e oficializar a união é o sonho de muitos casais, mas nem sempre essa vontade inclui uma superprodução com muitos convidados. Para quem não vê o casamento como um megaevento ou para quem não pretende ou não pode gastar o valor que uma comemoração para centenas de convidados demanda, há um tipo de cerimônia que vem tornando-se tendência: o "mini wedding".

Com no máximo 100 convidados e valorizando a intimidade de um momento tão especial, o "mini wedding" vem conquistando espaço no mercado de casamentos. "Os noivos conseguem aproveitar a companhia de cada convidado, vivenciar aquele momento com pessoas que realmente foram importantes para a vida do casal e merecem estar ali. Toda essa magia é sentida durante esse tipo de casamento".

Outro diferencial do minicasamento é a facilidade em personalizar detalhes da cerimônia, inclusive o local.

Pense em locais charmosinhos, de preferência que tenham um significado para o casal. Por se tratar de uma celebração pequena, dê preferência a opções aconchegantes e mais baratas, como a casa ou uma chácara da família. A experiência proporcionada pelo local diferenciado é um atrativo.

A forma como a personalidade dos noivos marca o "mini wedding" é um traço também comentado pela organizador Silas Henrique dono da SH PRODUÇÕES, que afirma conseguir participar mais intimamente de uma cerimônia pequena: "O fato de você acompanhar a história de um casal, de ver nos olhos deles os desejos, os anseios, as dificuldades, os risos, os choros fazem com que toda cerimônia seja especial, é muito bacana ver o casamento e notar os diferentes traços de personalidade na cerimônia e na festa e dizer: 'Nossa isso é a cara deles'. No fim, você acaba vibrando com cada momento da festa como se ela fosse sua", conclui.

Quanto custa?

Por ser uma cerimônia personalizada para no máximo 100 convidados, o orçamento de um "mini wedding" em comparação a um casamento convencional acaba geralmente sendo menor. "Se você pensar que normalmente os buffets cobram por pessoa, logicamente quanto mais convidados mais caro fica para os noivos".

No entanto, revelo que a economia não é necessariamente um ponto do "mini wedding". "Pode ser, mas pode também não ser [mais barato]. Muitos casais optam por fazer casamentos mais restritos e manter um elevado padrão de qualidade, que não poderiam manter caso fizessem uma festa grande. Nesses casos, gasta-se o equivalente a um casamento grande, porém mantêm-se todos os pontos 'luxuosos' que os noivos fazem questão de ter".

O "mini wedding" é uma opção para quem quer fazer uma cerimônia chique. "É uma tendência para aquelas pessoas que têm muito bom gosto e sabem investir bem o seu dinheiro.

Dicas para organizar um "mini wedding"

Normalmente, para esse tipo de cerimônia se convida as pessoas que você convidaria para um jantar na sua casa, não precisa convidar quem não tem muito contato.

Para deixar a cerimônia marcante para aqueles que forem escolhidos para fazer parte do momento, vale a pena investir nos mimos: "Na hora das lembrancinhas, a dica é caprichar. Foque nesse item e coloque sua criatividade e empenho; os convidados. além de levarem um presentinho, vão se sentir muito importantes também". vale também mostrar a trajetória da união pelos detalhes. "Abuse dos itens personalizados que contem um pouco da história do casal e de suas personalidades. Você gosta de academia, e ele gosta de computador? Ótimo! Vamos mostrar que vocês se amam exatamente pelas diferenças".

10 mandamentos para seu “mini wedding”

1. Crie sua lista pensando nos seus familiares e amigos mais queridos.
2. Invista em locais charmosos e adequados ao seu número de convidados.
3. Capriche na escolha do menu e bebidas.
4. A decoração é um dos principais itens de um mini wedding. Você pode utilizar lousas, garrafinhas, latas, vasos pequenos, ou seja, itens delicados que traduzam a sua personalidade e a de seu noivo.
5. Se não quiser contratar um DJ, você também pode optar por músicos que tocam jazz, chorinho ou bossa nova.
6. O seu vestido pode ser mais leve e por que não mais curto? O mesmo vale para o seu noivo que pode escolher um traje mais moderno.
7. Não tenha receio de apostar em fotografia de qualidade. E prefira fazer o seu casamento de dia, as fotos ficam incríveis!
8. Sua cerimônia pode ser menos formal e realizada por alguém especial pra vocês.
9. Lembre-se de fazer um convite que tenha a cara da festa. Aproveite para caprichar em toda papelaria do casamento, como tags, menus impressos e lembrancinhas personalizadas.
10. Contrate uma cerimonialista. Apesar de ser pequeno, o seu casamento merece ficar impecável!
segue algumas fotos para inspiração:

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page